É complicado imaginar um mundo que caminha a passos largos rumo à evolução tecnológica e científica, que estima o material e o capital, e que em diversos momentos ignora o motivo da existência dessa busca constante pelo acúmulo e melhorias, a vida humana.
Inclusão social está ligada ao combate da diferença no acesso das pessoas às oportunidades oferecidas pela sociedade.
É confortável e conveniente para a grande maioria tratar a inclusão social como um trabalho voluntário e esporádico, participando de campanhas e movimentos que têm data marcada para iniciar e terminar. Enquanto isso, milhares de seres humanos são excluídos socialmente por causa de sua situação econômica, raça, cor, idade, sexo, origem e deficiência.
Ser normal, para boa parte de nossa sociedade, é estar dentro de um padrão construído ao longo do tempo por influência da mídia, das classes e culturas dominantes, dos governos oportunistas. É pertencer à massa que produz e consome o estimado pelo capitalismo. É comportar-se conforme as regras ditadas e portar-se como mais um em meio a muitos.
De encontro a essa visão, os que não se encaixam nessas definições demonstram que ser normal é ser diferente, que as mudanças e adaptações, que pensamentos e posturas diferentes, são necessárias a uma sociedade que deseja a evolução.
As novas gerações têm demonstrado uma maior aceitação às diferenças, encarando-as com o respeito e igualdade que exigem. A juventude tem se postado como promotora da mudança ideológica e social que a tanto se faz necessária. E é nessa evolução que a Ordem DeMolay vem trabalhar.
Sendo assim, no dia 27 de junho de 2013 o Capítulo Ismar Nascimento da Silva foi as ruas do centro de Maceió para distribuir cartilhas sobre o tema. Além da distribuição corpo a corpo, exemplares do material foram entregues aos Alcoólicos Anônimos e uma pequena parte fixada nos carros estacionados.
Ao efetuar a entrega pudemos conversar rapidamente com a população, gerando assim um maior interesse pelo tema e diminuindo o índice de descarte. Além disse, a distribuição nos Alcoólicos Anônimos abriu uma porta para o desenvolvimento de futuras atividades em conjunto.
Clique aqui para visualizar as fotos.
0 comentários:
Postar um comentário